Sistema Nervoso e órgãos sensoriais
- Filo Priapulida
- 17 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
O sistema nervoso dos priapulídeos é intraepidérmico e, em sua maioria, é construído sobre um plano radial dentro do corpo vermiforme. O cérebro desses animais possui formato de anel e é disposto ao redor do tubo oral na parte anterior da introverte. Desse anel, origina-se o cordão nervoso ventral principal, que, dele, origina-se uma série de nervos periféricos e anéis nervosos ao longo do corpo.
Além disso, nervos longitudinais estendem-se do anel nervoso principal ao longo do revestimento interno da faringe e são conectados por comissuras anulares.
A respeito dos órgãos sensoriais, os Priapulídeos possuem uma série de estruturas sensoriais, como, as escálides da introverte em algumas espécies, os flóculos, que são estruturas menores compostas por um cílio sensorial central rodeado de um círculo ou colar de sete microvilosidades modificadas e distribuídas ao longo de corpo desses animais, ganchos, cerdas, túbulos na região posterior podem ser compostos de células receptoras e passarem a funcionar como um órgão sensorial.

Comentários